quarta-feira, 27 de maio de 2009

O MUNDO PODE DAR CERTO

O mundo ainda pode dar certo. A fome que existe pode ter fim. As guerras podem sessar. As diferenças podem ser respeitadas. O justo é possível de existir. As pessoas ainda podem se olhar nos olhos. No tato ainda pode haver carinho. Na fala ainda é possível doçura. Na escuta ainda é possível atenção. No caráter ainda é possível firmeza. As boas escolhas ainda suportam constância. Ainda é possível viver sem passar por cima dos outros. É possível vencer deste modo.O perdão ainda é necessário e urgente. Os sonhos ainda são importantes.

A vida ainda é bela. Na multidão ainda da para encontrar sorrisos sinceros. Dentro de nós ainda existe algum respeito. Diante da perversidade ainda resta repulsa. Ao redor das frustrações há todas as outras possibilidades que ainda não tentamos, estão ali as infinitas coisas que podemos fazer, as incontáveis pessoas a conhecer, os diversos modos de ver que ainda não experimentamos. Ainda estão disponíveis os empreendimentos que não ousamos até agora. Ainda tem gente que pede licença, que diz por favor, que agradece. Ainda tem filhos que obedecem aos pais.

O amor ainda existe. Tem pessoas que cuidam das outras por que se preocupam. Tem gente que doa alimento por compaixão. Tem pais que deixam de viver pra fazer viverem os filhos. Tem gente que ensina e educa para ver a outra pessoa ir mais longe. Tem gente que raspa cabeça para entrar no tempo de quem está com câncer, fazendo quimioterapia, e mostrar que de algum modo está participando com a pessoa de tudo aquilo. Tem gente que chora quando outra pessoa fracassa, tem gente que ri de alegria quando as coisas dão certo para alguém. Há pessoas que simplesmente desejam que as outras estejam bem e até melhor do que elas mesmas.

Ainda é possível ser feliz no anonimato. Tem pessoas que se sentem satisfeitas que nós nunca vamos conhecer. Tem pessoas que conseguiram tudo que desejaram, que nós nuca saberemos quem são. Existem pessoas que tem paz de espírito, que tem ao seu lado um amor verdadeiro, que tem filhos adoráveis, que se sentem profundamente amadas, de quem nós jamais ouviremos ser pronunciado o nome. Pode-se encontrar verdadeiros heróis por aí, sem capas, sem máscaras, sem identidade secreta, que são mais um na multidão.

Ainda existe pureza. Tem gente que fala por falar, sem querer ofender. Há vezes em que não se pensou no segundo sentido que fez todos rirem, e quem nem ri, que só se toca depois que todo mundo riu. Tem pessoas que riem só porque gostam de rir, não estão te cantando. Existe gente que se importa, e se ofende, com palavrões, grosserias, vulgaridades. Tem gente que mesmo sendo pequena, faz pequenas coisas acreditando que por seus gestos as circunstâncias de algum modo vão melhorar. Gente que tenta sensibilizar as outras e fazê-las ver o melhor de si mesmas, por que acredita que o mundo pode dar certo.

Nenhum comentário: