quarta-feira, 27 de maio de 2009

DISCURSO SOBRE UM TIPO DE CHATO

Quem nunca conheceu um “chato”? A maioria das pessoas criticam e se incomodam com eles, muitas vezes os evitam. Esses, porém, tem um papel importante na sociedade.Tal figura contribui para o sucesso de muitas pessoas e quase sempre soma algo positivo na vida de muitas outras.

Essa contribuição aparece como forma reguladora de condutas as quais muitas tornam os indivíduos melhores.O personagem aqui mencionado encontra-se na figura dos educadores, que é claro não se limitam a professores.

Os bons professores freqüentemente “pegam no pé” de suas turmas. Exigem trabalhos bem feitos e pensados. Estão constantemente a cobrar dedicação e desenvolvimento. Essa postura incomoda muitos acomodados. Por esse motivo esses profissionais são muitas vezes alvos de críticas. Porém, sua conduta de educador conduz os alunos à competência. Isso por que os motiva à ações produtivas que devem se encaixar em um padrão de exigência. Deste modo, ainda que de contra-gosto, o educando interioriza um tipo de comportamento que o beneficia, pois a sociedade está em demasia competitiva onde para se ter sucesso de alguma forma é preciso estar bem preparado.

Pais quase sempre são chatos quando exigem que seus filhos comam a coisa certa, quando exigem que cheguem na hora estipulada ou que cuidem dos irmãos mais novos. Isso, porém, ensina os filhos a serem responsáveis e zelosos consigo e com os demais.Esses pais insistem em ver as lições, acompanhar as notas escolares e dar aos filhos o que eles precisam e seja importante, não o que as crianças supõem ser necessário. Pais chatos são firmes no propósito de educar seus filhos preparando-os para viverem.

É importante prestar atenção nos sinais que os “antipáticos” enviam. Isso porque eles podem estar querendo mostrar que precisamos aprender algo de importante.

O chato do cinema ou da sala de vídeo que fica insistindo para que faça silêncio quer lhe ensinar que é preciso respeitar o espaço das outras pessoas quando se está em grupo. Ainda que não esteja efetivamente preocupado em fazer com que você se torne uma pessoa melhor, ele está sendo importante para sua formação. E provavelmente lhe salve de grandes constrangimentos futuros, afinal você é o “sem noção” no momento. O chato incomoda porque não acomoda.

Essa figura ajuda e marca a vida de muitas pessoas apesar de não ter seu mérito reconhecido - Isso é chato! - e por esse motivo ensina algo. Pense nisso. As pessoas podem aprender com eles a manterem posicionamentos. E essa firmeza de propósitos gera resultados extraordinários no que diz respeito ao alcance de metas.

E ainda todas essas interferências de comportamento são visivelmente positivas. Ser paciente e solícito com essas pessoas não é uma questão de “agüentar generosamente”. É antes uma questão de ser justo e colocar as coisas nos seus devidos lugares.

Um comentário:

Unknown disse...

Uma ótima forma de ver o "Chato". Parabéns pelo texto!!!