quarta-feira, 27 de maio de 2009

ALEGORIA DA PONTE - escrito para o último dia do mandato goverdo Jackon

Deixa o meu velhinho Falar! Meu velhinho é duro! Meu velhinho é quem fez a ponte! Em meio a um rio de gente disputavam com os fogos e agitação do momento vozes que só queriam uma coisa: Jackson! Falou a Secretária de infraestrutura e desenvolvimento. Falou Sebastião Madeira (Prefeito de Imperatriz). Falou o vice-governador do estado do Maranhão, Pastor Porto. O som estava péssimo, abafado, atrapalhava mesmo. Mas os fiéis do Sr. Governador - fiéis mesmo!- suportaram o sol, o suor, o barulho e as palanquices, para celebrar o devotado Jackson. .
A ponte sobre o rio Tocantins é mesmo a ponte do Velhinho. É uma metáfora dele e da sua trajetória política atual. Primeiro que toda boa ponte é o melhor caminho de um ponto que se está a outro, que se quer chegar. E não foi esse o viés da campanha eleitoral “libertadora”? Não era para ser o bom velhinho a passagem do sarneismo oligárquico, para um estado livre, democrático? Ele foi eleito, inauguraram a ponte.

A Ponte que liga o Maranhão ao Tocantins foi inaugurada, sim. Mas foi uma festa anacrônica, as suas vias de acesso não estão prontas, dos dois lados os caminhos para ponte não podem ser festejados. E se por um lado as vias de cimento e asfalto ainda não podem ser aprovadas, pelo mesmo lado o acesso para a ponte da libertação do Estado do Maranhão não pode ser festejado, é viciado. Parafraseando Drumonnd: E agora Velhinho? O TSE reprovou. O TSE cassou. A ponte caiu. O velhinho dançou. E agora Velhinho?
Hoje é o último dia do mandato de Jackson Lago no governo do estado do Maranhão. A festa da ponte foi uma festa de despedida, entre eleito e eleitores. Festa de compadres. Não dá pra sair por baixo, sem dizer nada. Isso não! A festa da ponte é a festa da passagem do Governador , para o político cassado. Passagem da falsa libertação para a escravidão descarada. Da vida política para a vida aposentada. E mesmo com tantas passagens, as duas pontes têm em comum o fato de que por qualquer delas, pelo menos hoje, ainda não passa nada

Um comentário:

Lara Hermógenes disse...

texto muito bom e criativo. adorei! bjos:* á , o blog ta ótimo!
Lara