quarta-feira, 27 de maio de 2009

DESTRUIÇÃO DE VITÓRIAS – sobre algo que chamo de elevação aparente

“Tal pessoa desagrada-me”-Porque?-“Não estou a sua altura”-Alguma vez alguém respondeu assim?
Friedich Nietzshe


Existem duas maneiras de se fazer notar, a autêntica, boa, e a corrompida, má. A primeira é quando por esforço próprio alguém vence seus pontos fracos, se desenvolve como pessoa e conquista vitórias. A segunda é quando o indivíduo não consegue alcançar aos seus objetivos e encontra em diminuir aos demais a única forma de parecer grande-e isso é a elevação aparente-. Desses, são exemplos típicos os invejosos críticos e difamadores.

Uma das formas de alguém aparecer falaciosamente é reclamar de tudo e encontrar defeito onde não tem. Isso porque quando alguém critica algo e diz que está errado pressupõe-se que este saiba como fazer melhor e, portanto seja melhor que o outro para desempenhar o ato. É essa a mensagem que ele quer passar mesmo que o autor do trabalho atacado esteja onde está por ser competente e mais merecedor do que o atacante.

Os que estão nesse estado de frustração em relação ao sucesso alheio costumam se valer da mentira. Através dela difamam a vida do outro em um esforço para sujar sua moral e o que mais puderem. Até que, enfim, possam se realizar com a sua queda onde finalmente poderão ser vistos ao exclamarem: “Eu falei que ele(a) não prestava, eu sabia que isso iria acontecer! Ele(a) não merece o que possui ... Viu?Se tivessem me ouvido ...Eu que deveria ter tido as chances que ele(a) teve.”.

Em ambas as situações a inveja está expressa. A vontade de ter o que é de outrem, unida a incapacidade de ação e dedicação para ter algo semelhante, dão origem a manifestação do segundo modo de evidenciar-se o qual é corrompido por nascerem de uma moral e de uma consciência corrompidas.

Alguém que age assim mente para si e acredita na mentira. De tal modo só pode mudar para a primeira postura aquele que se conscientiza de sua situação e opta pela outra, se dispondo a esforçar-se pelas coisas que deseja o que significa a reestruturação de valores e o abandono de uma postura comodista. Caso contrário continuará a ser um sabotador das vitórias alheias. Mas principalmente das suas.

Nenhum comentário: